Mais de 80 pássaros silvestres foram apreendidos durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal a um carro na madrugada desta segunda-feira (16) em Barra do Piraí (RJ). A ação aconteceu na BR-393 (Lúcio Meira), na altura do bairro Matadouro, depois que o veículo chamou atenção dos agentes.
Durante a fiscalização, foram encontradas cinco gaiolas com 87 aves, que segundo os envolvidos seriam da espécie trinca ferro.
De acordo com a PRF, as gaiolas estavam sujas de fezes, não tinham água e nem alimento para os animais, que apresentavam sinais de maus-tratos, além de estarem tampadas com panos, causando sufocamento.
O condutor, de 61 anos, e o passageiro, de 50, disseram aos agentes que compraram as aves em cidades de Minas Gerais e as levariam para municípios do interior do Rio de Janeiro, onde seriam vendidas em feiras de animais.
A PRF informou que o motorista assumiu a responsabilidade do transporte e foi enquadrado na lei de crimes ambientais. Ele assinou um termo e se comprometeu em comparecer ao juizado quando solicitado.
Já os animais foram entregues à secretaria de Meio Ambiente de Paraíba do Sul (RJ) para que possam receber os cuidados necessários e, depois, serem soltos em uma reserva ambiental.
Fonte: G1