A Guarda Municipal e a Polícia Militar de Valença (RJ) dispersaram na madrugada desta segunda-feira (21) uma aglomeração no Mirante do Cruzeiro, no bairro Esplanada do Cruzeiro.
O flagrante aconteceu durante uma força-tarefa de fiscalização criada para garantir as medidas de combate ao novo coronavírus. De acordo com a Guarda Municipal, cerca de 40 pessoas estavam no local.
Na semana passada, Valença emitiu um decreto como novas medidas de combate à Covid-19 válidas até o dia 30.
Dentre as determinações, está um “toque de recolhe”, com a proibição da circulação de pessoas em vias públicas das 23h às 5h, exceto para delivery, traslado para o trabalho e serviços de saúde e farmácia.
O decreto também proibiu eventos e apresentações artísticas que envolvam aglomeração, permanências em lagoas, rios e cachoeiras, além da abertura de pontos turísticos.
Ainda segundo o documento, o comércio pode funcionar até as 23h, seguindo as medidas de prevenção ao coronavírus. Bares, restaurantes e lanchonetes também podem receber clientes até as 23h, mas devem atender com até 50% da capacidade permitida .
Segundo a prefeitura, a guarda municipal vai fiscalizar e multar os infratores em R$ 854 e, caso sejam reincidentes, o valor aumenta para R$ 1.709.
Em caso de aglomerações, a Guarda Municipal informou que denúncias podem ser feitas através do número 153.
Fonte: g1.globo.com