Segundo Informações do site G1, uma cobra cascavel foi encontrada no quintal de uma casa na manhã desta quinta-feira (7) em Três Rios (RJ). A residência fica na Rua Cassiano Antônio, no bairro Cantagalo. O animal, de aproximadamente 70 cm, estava enrolado perto de um cano.
Ele foi retirado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 6h30 e levado para o setor de Vigilância em Saúde Ambiental da cidade. Em seguida, será transferido para o Instituto Vital Brazil, em Niterói, região metropolitana do Rio.
“Quem achou a peçonhenta foi uma cadelinha de quatro anos, que começou a latir desesperadamente, e eu fui ver o que era. Rapaz, pense num medo. Medo por mim e pela minha bichinha, que se fosse atacada seria fatal. Tive que prendê-la para ela não avançar na cobra”, contou a moradora, Suzane Santos Oliva.
É a primeira vez que uma cobra aparece na casa dela. “Estou trêmula até agora. Foi tenso! Mas, graças a Deus, os bombeiros chegaram em menos de dez minutos após a chamada e resolveram rápido”, disse ela.
“Eu imagino que ela tenha vindo de um terreno baldio que tem por cima de um paredão. É morro e mato. Acredito que ela tenha caído ou descido pelo cano”, concluiu Suzane.
O site g1 entrou em contato com o setor de Vigilância em Saúde Ambiental, que informou ser comum a aparição de cobras nesta época do ano na cidade.
“Nos meses entre outubro e abril, mais quentes, elas [cobras] ficam mais agitadas e aparecem acidentalmente nos domicílios. Muita das vezes elas são atraídas por ratos, que procuram lixos descartados incorretamente”, explicou o biólogo da vigilância, Lincon Neves.
Ainda de acordo com Lincon, as espécies venenosas mais comuns de serem encontradas são, em sua grande maioria, cascavéis, seguidas das jararacas. Já as não peçonhentas, as cobras boipeva, cipó e falsa-coral estão entre as que mais aparecem.
Fonte: g1.globo.com