A Record cometeu um erro grave no Fala Brasil desta terça-feira (19), ao noticiar uma suposta explosão com feridos no shopping Tamboré, em Barueri (SP), que nunca existiu. O movimento de bombeiros na região se tratava de uma simulação, comum em grandes centros comerciais, e acontecia antes da abertura do estabelecimento para o público.
A emissora reconheceu o erro ainda durante o jornal, mas não se desculpou com os seus telespectadores. Sérgio Aguiar avisou alguns minutos depois que a falsa explosão foi noticiada e alertou que se tratava de uma simulação de incêndio. “Uma correção sobre o episódio em um shopping da Grande São Paulo. As imagens que nós vimos na verdade não são de uma explosão. O shopping está fazendo neste momento uma prevenção de incêndio com treinamento de funcionários”, disse.
Procurada pelo NaTelinha para comentar o erro, a emissora não se manifestou até o momento. A assessoria do shopping confirmou que se tratava de uma simulação de incêndio e divulgou uma nota afirmando que não foi procurada pela Record para confirmar a ocorrência noticiada.
“O Shopping Tamboré informa que hoje, dia 19, houve um simulado interno de incêndio, acompanhado pelo Corpo de Bombeiros. Contamos com fumaça, o alarme foi acionado, pessoas estavam maquiadas como se fossem vítimas e foi feita a contenção do foco do incêndio simulado por nossos brigadistas. Tudo para garantir o máximo de realidade e treinar o socorro em situações de emergência. O shopping está funcionando normalmente e tudo não passou de um simulado de rotina para garantir segurança aos nossos lojistas, funcionários e clientes. Quanto ao que foi erroneamente veiculado pelo Fala Brasil, na TV Record, não fomos procurados em nenhum momento pela emissora para que fosse apurado o ocorrido. Tão logo a matéria foi exibida, ao vivo, entramos em contato imediatamente para esclarecer os fatos”.
Fonte: natelinha.uol.com.br