Segundo informações do site G1, o Volta Redonda teve o rebaixamento do Campeonato Carioca confirmado na tarde deste sábado. O Tricolor de Aço empatou com a Portuguesa em 1 a 1, em jogo válido pela última rodada da Taça Guanabara, e não conseguiu tirar a diferença de pontos necessária para sonhar com uma mudança de cenário no tribunal que reverta a queda (entenda o caso abaixo). Andrezinho e Luiz Paulo marcaram os gols no Luso-Brasileiro.
O primeiro tempo foi bem morno no Luso-Brasileiro. O Volta Redonda chegou com perigo com MV e Bruno Barra, mas não teve frieza para tirar do goleiro na finalização. Por outro lado, a Portuguesa foi mais eficiente e abriu o placar com belo gol de Andrezinho, que brilhou em jogada individual.
Na segunda etapa, a chama de esperança se acendeu para o Voltaço. Aos 4 minutos, MV aproveitou trapalhada de Leandro Amaro e Marcão e sofreu pênalti ao ser derrubado pela dupla de zagueiros. Na cobrança, Pedrinho fez tudo que não podia: escorregou, deu dois toques na bola e ainda isolou. Para piorar, minutos depois, o goleiro Vinícius Dias foi expulso ao dar carrinho em Marcão e impedir chance perigosa da Lusa.
Luiz Paulo ainda chegou a empatar de cabeça, mas o time teve dificuldades para reagir com um a menos e não evitou o empate, que culminou na queda do Voltaço após 19 anos.
O Boavista havia perdido sete pontos pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme. Na quinta-feira, o clube recuperou três dos sete pontos e decretou o rebaixamento do Volta Redonda, que poderia até empatar em pontos com o rival, mas seguiria na lanterna pelo número de vitórias, primeiro critério de desempate (3 a 1).
Agarrado a qualquer fio de esperança, o Voltaço planejava terminar o Carioca com a diferença de pelo menos dois pontos do Boavista para ultrapassá-lo, caso houvesse uma nova decisão do TJD-RJ e o time de Saquarema perdesse novamente os pontos recuperados.
No entanto, com os empates nos jogos entre Volta Redonda x Portuguesa e Boavista x Fluminense, nem novas decisões no tribunal podem evitar o rebaixamento do Volta Redonda à Série A2 do Carioca.
Além do rebaixamento do Volta Redonda, a partida deste sábado também foi impartante para a Portuguesa, que encaminhou a vaga para semifinal da Taça Rio. A equipe só não se classifica caso Bangu, Resende e Audax vençam os grandes do RJ e o confronto entre Nova Iguaçu e Madureira termine com um vencedor.
O próximo compromisso da Portuguesa é pela Copa do Brasil. Em casa, a Lusa enfrenta o Sampaio Corrêa-CE nesta terça-feira, às 16h. Já o Volta Redonda, rebaixado no Carioca e eliminado da Copa do Brasil, só volta a jogar no início da Série C do Brasileirão, previsto para 9 de abril.
Fonte: g1.globo.com